sexta-feira, 31 de outubro de 2008

" Sempre teremos Paris "
















Por gostar muito de filmes preto e branco, eu postei uma foto clássica de uma dos mais conhecidos dramas, "Casablanca " de 1942. Quem nunca viu , assista pois é muito bom.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Só Mais uma foto, Pablo Picasso.

(Photo de Arnold Newman. Vallauris, France - 1954)

"Picasso nasceu em Málaga, no Sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881, e posteriormente adotou o sobrenome de solteira de sua mãe, Maria Picasso Lopez; seu pai, José Ruiz Blasco também era um artista. Picasso estudou em escolas de arte de Barcelona e Madri, e após visitar Paris em outubro de 1900, ele passou a viajar entre a Espanha e a França, até 1904, quando se estabeleceu na capital francesa.
Deixou uma fortuna calculada em 300 milhões de dólares, dos quais 250 milhões em obras de arte. A lista do seu inventário acusa 1885 pinturas, 7089 desenhos, 3222 peças de cerâmica, 7411 gravuras, 1723 pedras, 1228 esculturas, 11 tapeçarias e 8 tapetes.
Sua herança foi partilhada entre sua última esposa, Jacqueline Roque, seus filhos Maya, Claude e Paloma e seus netos Marina e Bernard ( filhos de Paul Picasso, o primeiro filho do pintor e já falecido )."
Picasso faleceu em casa, em Notre-Dame-de-Vie, na França no dia 8 de abril, aos 91 anos.
Luz de baixa intensidade, sem dúvida uma baixissima velocidade. Tanto a foto quanto a vida desse mago, e um do melhor desta fotografia é o P.B. que transmite a vontade de eternizar a personalidade forte que Pablo representava e ainda representa.

Holografia


"Método de fotografia que fornece imagens em três dimensões. Inventado pelo físico húngaro Dennis Gabor em 1948. Não se usa lente e sim raio laser para captar a imagem. Consiste na divisão do laser em dois feixes: o primeiro é fletido pelo objeto antes de atingir o filme fotográfico; o outro, incide diretamente sobre o filme. No percurso, os dois feixes se cruzam e as ondas de luz interferem umas nas outras. Onde as cristas das ondas se encontram, forma-se luz mais intensa; onde uma crista de um feixe encontra o intervalo de onda de outro, forma-se uma região escura. Esta sobreposição é possível porque o laser se propaga através de ondas paralelas e igualmente espaçadas. O filme revelado ainda não mostra a imagem. Aplica-se novamente o laser sobre a chapa fotográfica e o resultado é o holograma, uma imagem que pode ser vista de vários ângulos como se fosse de fato tridimensional.

A holografia é usada na pesquisa científica (localiza deformações em objetos sólidos), na industria (identifica objetos para evitar falsificações) e nas artes plásticas. Ainda uma novidade como forma de expressão artística, já destacou alguns artistas plásticos, como a inglesa Margaret Benyon, os norte-americanos Harriet Casdin e Ruddie Berkhout, os brasileiros Haroldo e Augusto de Campos e a japonesa Setsuko Ishii."


Do mar pro céu... surf eu Pratico...

Uma foto de boa qualidade, pois foi usado um grande zoom e velocidade de obturador rápida.


Mudhoney a banda de rock`n rool americana mais conhecida depois do Nirvana, veio a salvador fechar a festa do rock um festival extraordinario chamado BOOM BAHIA.

E tocaram pra caralho foi muito massa eu claro estive lá pra conferir esse momento unico em salvador, há o velho Rodrigo também esteve lá.

A foto está borrado por ter sido tirada com velocidade baixa, mais ficou bem legal não é ?



Foto linda d+! me fez lembrar quantas vezes na vida, depois de uma grande maratona rumo a vitória, o que nos separa dela é somente a muralha que nós mesmos erguemos durante a disputa!

Foto tirada com uma grande angular, de baixo para cima recebendo uma luz muito pernumbra de um dia nublado. O que permitiu que a lente, em alta velocidade, não captasse distorções provocadas pela entrada excessiva da luz.

Comentários: Martoni Costa

Eu escolhi essa foto porque achei muito expressiva, apesar de aparecer só as mãos o expectador consegue ver o sentimento contido nela, a cumplicidade e o amor.

People of the world



JOHN ISAAC- Fotógrafo Americano, que fotografou as pessoas pelo mundo e dentre elas o nosso "povo Brasileiro"



Site: http://www.johnisaac.com/

Dupla Realidade ..


A realidade existencial do mundo em que vivemos hoje nos assemelha a uma realidade animal, canina. Esse aspecto substêncial nos toca, de forma que, animais acabam mostrando-nos e apresentando-nos uma perspectiva muito mais abrangente, humana e sensivel - supõe-se.
O olhar crítico de um simples animal, que por ser 'irracional' é irrelevante e incompreensível ao mundo que nos rodeia torna-se tangível, a medida que nos abrimos a outras realidades, culturas e/ou situações.
Devemos nos assemelhar e nos espelhar em seres assim, que progridem com a natureza que nos rodeia. Contudo, não sendo de forma esdrúxula ou efêmera, arrogante, insensível ou intolerante, muito menos irracional. Sejemos livres, tolerantes, abrangentes e sensíveis de coração.
By Leone e Isabel

hélio campos melo



Fotografia de Hélio Campos Melo

A fotografia com soldados enfileirados, mostra uma luz dura, o enquadramento privilegiou a perspectiva, aparentemente foi tirada com uma grande angular.




http://www.fotografosbrasileiros.blogspot.com/

Máquina Fotográfica...



Eita máquina velha da época da caverna... mais achei interessante, ta ai...

Congresso Brasileiro de Estúdios Fotográficos


Serão 3 dias de congresso em Sampa, para maiores informações e valores basta clicar na imagem acima que será redirecionado ao site.
Palestrantes
Alexandre Salgado, Altair Hoppe, Brasilio Wille, Danilo Russo, Diego Rousseaux, Faya, Ivana Crivelli, José Fujocka, Leandro Nunes, Luis Crispino, Luiz Garrido, Rogério Ehrlich.
Será que compensa para quem não tem estúdio como eu ... mais parece ser muito bom o investimento e não é tão caro R$ 500 (duro é ir e ficar 3 dias em sampa), estudantes terão desconto de 25%!!!

Usar com ReSpOnSáBiLiDaDe.


A fotografia analógica é uma ferramenta boa de trabalhar.
Devemos usá-la de maneira responsável sem prejudicar nossos recursos naturais.
Os papeis, a água, os químicos, todo esse material deve ser muito bem utilizado.
Quanto mais eu conheço a fotografia analógica, mais me apaixono pela digital.
"Alapalá"

Bahia de todas as crenças

http://www.flickr.com/photos/vinnymuniz/1304858892/in/set-72157602047543286/




Na Bahia a religiosidade está caracterizada por uma variedade de religiões, seitas, igrejas, templos, terreiros, crenças separadas ou totalmente misturadas. Aque é comum ir a terreiro e igreja. Brancos, negros, mulatos, pobres ou ricos, creditam nos princípios católicos e no candomblé.
Vendida em diversas cores, a fita do Senhor do Bonfim , é uma lembraça da visita que o turista realizou a igreja.
A foto ilustra um dos diversos momentos da população católica, quando, num ato de devoção, amarram as fitas na entrada da igreja, esperando que alcançar suas preces.

O Começo Da Fotografia: Nasceu Uma Profissão


'Quando a França ainda vivia um período de instabilidade política, em meados do
século XIX, conseqüência da Revolução Francesa e do Império Napoleônico, surgiu
uma nova profissão, reconhecida mais tarde, também como arte: a fotografia.

Na verdade, registros revelam que na época de Aristóteles já se conhecia
o fenômeno de produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno
orifício e boa parte dos princípios básicos da óptica e da química que
envolveriam mais tarde o surgimento da fotografia.'

Siga lendo no http://www.fotoserumos.com/histfoto.htm

Iguaí...


Cidade escondida no interior da Bahia rica em cachoeiras e belezas naturais.


Em relação a foto podemos observar que tem uma grande profundidade de campo tendo o foco desde o capim as árvores superiores e por ser um dia nublado a luz está difusa.



Foto-Intentos-de-luz-cotada
Foto com luz lateral transmite uma imagem artística!!!!!!!!!!!
Foto tirada da Galeria de Altamar .

Natureza perto dos Olhos

http://www.flickr.com/photos/30695934@N06/2970449552/sizes/m/

Nesta imagem podemos perceber que foi usado uma teleobjetiva, com pequena profundidade de campo usando grande abertura do diafragma para poder dar um desfoque como este.
Aproveitando a luz externa foi possível notar o contraste das cores e também perceber nitidamente a textura da folha e a transparência das asas da borboleta.

Rio de Janeiro




Essa fotografia provavelmente foi tirada ao início da manhã ou no final da tarde, pois a imagem está alaranjada. O dia está nublado com contrate de cores opostas. Com a temperatura abaixo de 5500 K.




O Rio...


Cidade Maravilhosa

Cheia de encantos mil

Como todo o Brasil

Essa cidade não poderia ficar de fora

Uma das maravilhas do Mundo

Sebastião Salgado: Serra Pelada



"Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo" -

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".


Fonte: Wikipédia

Feira Foto Clube no flickr!

Galera acessem a comunidade Feira Foto Clube no flickr! O Feira Foto Clube é um fotoclube da cidade de Feira de Santana-Bahia. Criado em Agosto de 2007, o grupo se dedica a unir amantes da fotografia na cidade de Feira de Santana, amadores ou não, com câmeras compactas ou profissionais. Pessoas de todas as idades, de todas as crenças, de todas as formações profissinais se unem para mostrar sua visão de mundo através das lentes de camêras fotograficas.

Fotografia no Brasil


"A história da fotografia no Brasil começa em 1833 quando Hércules Florence (1804-1879), um Francês residente em Campinas SP consegue as primeiras imagens
fotográficas. Niepce fixou a primeira fotografia, Florence pesquisou a gravação de imagens pela ação da luz. No ano seguinte, são feitas as primeiras fotos da família real e do Palácio de São Cristóvão.

As primeiras fotos da imprensa brasileira apareceram na revista da semana de 1900, mas o grande impulso para o fotojornalismo no pais é dado na década de 50 pela revista o cruzeiro e pelo jornal do Brasil, no Rio.

Na frança Salgado é conhecido mundialmente com um dos grandes mestres da fotografia contemporânea. No final dos anos 30 fotógrafos de origem alemã imigraram para o Brasil. Nos anos 40 e 50 Geraldo de Barros impulsionou a fotografia de autor, que deixa de se preocupar com o retrato da realidade e busca novas formas de expressão".

Organizações e Associações de fotografia

Associação Brasileira de Arte Fotográfica http://www.abaf.art.br/
Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade – Abrafoto http://www.abrafoto.org/
Salvador Foto Clube http://www.salvadorfotoclube.com.br/

Licenças

Copyright
“Direito autoral ou direitos de autor, é o nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra. É garantido ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.”
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyrights)

Copyleft
“Copyleft é uma forma de proteção dos direitos autorais que tem como objectivo prevenir que não sejam colocadas barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de Propriedade Intelectual, sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que alude ao espectro político da esquerda e da direita. Além do que, traduzido literalmente, "copyleft" significa "deixamos copiar".
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft )


Domínio público
“Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, músicas, invenções e outros - em relação aos quais não existem titulares de direitos econômicos de exclusividade. Tais bens são de livre uso de todos, eis que integrando a herança cultural da humanidade.”
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%ADnio_p%C3%BAblico )

Agência de fotos / Banco de imagens

Algumas agências de fotos e bancos de imagens brasileiros e estrangeiros.

- Shutterstock http://www.shutterstock.com

- Gettyimages http://creative.gettyimages.com/source/brazilsos/bsoshome.aspx

- Mil Cores - http://www.milcores.pt

- Corbis http://pro.corbis.com

- Agência Fotosite http://www.agenciafotosite.com.br

- Argos http://www.argosfoto.com.br

- Mundo Imagem http://www.mundoimagem.com.br

- DPI http://www.dpi-imagens.com.br

Sites gerais de busca de imagens

Gerais, grande variedade, mecanismos de busca:

- Google images http://images.google.com.br/
- Yahoo images http://images.search.yahoo.com/
- Flickr http://www.flickr.com/explore/

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Essência da fotografia


A discussão sobre o uso da Fotografia é precedido pela tentativa de compreender sua imagem, o que ocorre desde seu desenvolvimento por diversos fotógrafos ao longo do século XIX (como afirma Geoffrey Batchen). Seu caráter artístico evidente constitui um entrave a seu uso pelas ciências sociais, enquanto seu caráter científico a tornou uma espécie de subalterna no campo da arte, características que parecem se reverter na segunda metade do século vinte, na medida em que o estudo desse meio se aprofundou, as ciências sociais se abriram para a impossibilidade de completa objetividade, e o campo da arte passou a lidar fortemente com a idéia, em oposição a uma ênfase na forma artística.
Os estudos históricos sobre a Foto iniciam por volta de cem anos após sua invenção. Já os estudos teóricos sobre a Fotografia parecem iniciar no pós-guerra, e a principal teoria usada para caracterizar a Fotografia advém do campo da semiótica, ou seja, declina da Semiologia de Saussure.
Numa leitura estrita da obra de Charles Sanders Peirce, definidora do campo da semiótica, a Fotografia se definiria a partir das três categorias de signo, que existem numa ordem de importância e dependência umas das outras : o ícone, que é uma representação qualitativa de um objeto - por exemplo, por analogia (é o caso da imagem fotográfica), o índice, que caracteriza um signo que refere-se ao significante pela causalidade ou pela contiguidade (às vezes diferenciado como índex, como na leitura de Umberto Eco), e o símbolo, cuja relação com o significante é arbitrária e definida por uma convenção (é o caso de uma bandeira de um país, por exemplo).

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Minha Rolleiflex...


Projetada em 1928 pelo alemão Reinholf Heidecke.
Essa pérola marcou época...preferida entre os grandes fotógrafos como Robert Capa e Pierre Verge.
Por ironia do destino...uma máquina alemã foi responsável pela maior cobertura fotográfica, do universo afro-descendente em mais de 60 países pelas mãos do francês Pierre Verge.
Já pensou se Adolf Hitler soubesse disso...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Man Ray

http://pt.wikipedia.org/wiki/Man_Ray

Falei desse fotógrafo na atividade dos fotogramas...

sábado, 23 de agosto de 2008

Vídeo "LA FOTOGRAFIA Y SU REVELADO"

Um vídeo do YouTube sobre fotografia e revelação.

Henri Cartier-Bresson

Falei de Henri Cartier-Bresson pra vocês na aula, aqui está um vídeo do YouTube com fotos dele.

http://www.youtube.com/watch?v=_VZ1QnKSpgc

Câmera

Links de informações sobre câmera fotográfica
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_fotogr%C3%A1fica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_fotogr%C3%A1fico